Olá a todos os que visitam este Blog

BIOGEOSFERA (BG 10º Ano)

CINQUENTA NOVOS EXOPLANETAS DESCOBERTOS PELO HARPS- 13 de Setembro 2011

Utilizando o caçador de exoplanetas HARPS do ESO, uma equipa de astrónomos anunciou ontem uma rica colheita de mais de 50 novos exoplanetas, incluindo 16 super-Terras, uma das quais orbita no limite da zona de habitabilidade da sua estrela. Estudando as propriedades de todos os planetas HARPS encontrados até agora, a equipa descobriu que cerca de 40% das estrelas semelhantes ao Sol possuem pelo menos um planeta mais leve que Saturno.

O espectrógrafo HARPS montado no telescópio de 3,6 metros instalado no Observatório de La Silla do ESO, no Chile, é o descobridor de planetas mais bem-sucedido de todo o mundo. A equipa HARPS, liderada por Michel Mayor (Universidade de Genebra, Suíça), anunciou ontem a descoberta de mais de 50 novos exoplanetas que orbitam estrelas próximas, incluindo dezasseis super-Terras. Este é o maior número de planetas deste tipo anunciado de uma só vez. As novas descobertas estão a ser anunciadas num congresso científico internacional sobre Sistemas Solares Extremos, que juntou 350 especialistas de exoplanetas no Wyoming, EUA.
"A colheita de descobertas obtida pelo HARPS excedeu todas as expectativas e inclui uma população excepcionalmente rica em planetas do tipo super-Terra e do tipo de Neptuno, que orbitam estrelas muito semelhantes ao nosso Sol. Mais ainda - os novos resultados mostram que a taxa de descobertas está a aumentar," diz Mayor.
Nos últimos oito anos, desde que começou a observar estrelas do tipo do Sol utilizando o método das velocidades radiais, o HARPS foi usado para descobrir mais de 150 novos planetas. Cerca de dois terços de todos os exoplanetas conhecidos com massas menores que Neptuno foram descobertos pelo HARPS. Estes resultados excepcionais são o fruto de várias centenas de noites de observação do HARPS.


Bebé salvo dos escombros no dia em que a Turquia sofre réplica de sismo
Não foi uma réplica suave a que aconteceu na região Este da Turquia. Foi de 5,4 na escala aberta de Richter que mede a intensidade dos sismos. No domingo, a zona fora abalada por um tremor de terra de magnitude 7,2.   A cidade de Ercis (na província de Van, habitada sobretudo por curdos) foi abaixo e 432 pessoas morreram. O número é provisório e há um número não definido de desaparecidos.
Mas o dia também teve uma boa notícia — há sempre uma nas catástrofes naturais e são especialmente bem recebidas quando se trata de crianças. Uma bebé de duas semanas, Azra, foi retirada com vida dos escombros de um edifício de apartamentos em Ercis. Teve que ser arrancada dos braços da mãe, Semiha, que quando a terra começou a tremer se acocorou ao lado de um sofá, protegendo a filha com o peito. Uma hora depois de terem resgatado a menina, os equipas de salvamento conseguiram arrancar a mãe dos escombros, também com vida. O pai estaria no edifício mas ainda não foi encontrado.







Ler mais em: http://www.publico.pt/Mundo/bebe-de-duas-semanas-salvo-dos-escombros-no-dia-em-que-a-turquia-sofre-replica-de-sismo-1518208





 

Sem comentários:

Enviar um comentário