Chave do Futuro
É através da ciência que a Humanidade procura a aperfeiçoar o mundo em que prolifera.
Há muito tempo que a Biotecnologia se encontra presente no quotidiano do ser humano. Contudo, a sua evolução no decorrer dos séculos originou novas formas de utilizar os seus recursos, bem distintas dos processos biotecnológicos iniciais.
Os avanços biotecnológicos têm atingido diversas áreas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Na área da saúde, por exemplo, a biotecnologia tem possibilitado o desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas para o combate a enfermidades. No ramo das energias renováveis observamos a produção de biocombustíveis. Somos, de igual forma, capazes de manipular vegetais e criar plantas transgénicas, que se verifica serem mais resistentes a pragas impostas pelo meio ambiente, como também mais nutritivas. Desse modo, já conseguimos obter das plantas a possibilidade de produção de plásticos biodegradáveis.
No entanto, tal como tudo, a Biotecnologia Vegetal apresenta desvantagens. Verificamos que os estudos do Homem não conseguem analisar todas as consequências de muitos alimentos transgénicos o que pode potenciar riscos na saúde humana e uma possível diminuição da biodiversidade.
No futuro, se a Humanidade quiser continuar no caminho da evolução, a aplicação da Biotecnologia deverá ser consciente e moderada pois pode resultar numa Catástrofe ou ser a Chave para o Futuro.
Realizado pelos alunos do 12º B: Catarina Gil nº5; Filipa Oliveira nº8; Micael Nascimento nº16; Tiago Luz nº24
Sem comentários:
Enviar um comentário