Olá a todos os que visitam este Blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012


Medicina Personalizada: Biofármacos


Os biofármacos são medicamentos biológicos, à base de proteínas recombinantes, obtidas através de processos biotecnológicos e de engenharia genética. Estas proteínas humanas podem ser obtidas em células animais ou vegetais, sendo as vegetais as mais viáveis. Uma vacina, qualquer que seja o seu modo de administração, consiste numa solução preparada em laboratório contendo agentes patogénicos inactivados. O agente infeccioso ao entrar em contacto, pela primeira vez, com o organismo, vai desencadear uma resposta imunitária primária, havendo assim produção de células de memória específicas. Quando o mesmo agente infeccioso entrar novamente em contacto com o organismo, a produção de anticorpos irá ser mais rápida, mais duradoura e mais eficaz.

Os fármacos são obtidos, geralmente, pela síntese química do seu princípio ativo, enquanto que um biofármaco é um medicamento obtido por processos biológicos, fazendo com que se verifiquem menos efeitos colaterais. Outras vantagens dos biofármacos são o facto de serem economicamente mais rentáveis, mais eficientes, permitem um maior leque de aplicações e, por derivarem de células vegetais, conseguem resistir ao suco gástrico e ser absorvidas gradualmente ao longo do intestino delgado. Por outro lado este tipo de fármaco é obtido por um processo mais lento que implica estruturas mais complexas.

Os Biofármacos são utilizados no tratamento de doenças como a diarreia, cancro, diabetes, artrite reumatoide, esclerose múltipla, hepatite B, Alzheimer, apneia do sono, ataques cardíacos entre outras.

As vacinas comestíveis são um exemplo da inovação recente em plantas, relativamente à produção de biofármacos. Este tipo de vacina é uma possível forma de substituir a vacina tradicional, uma vez que só implica a ingestão de fruta ou vegetais. Atualmente cada vez mais plantas têm vindo a ser testadas como alface, cenouras, amendoins, trigo, milho arroz e soja.

Realizado pelos alunos do 12º B: Ana Rita Bernardino; Carlos Duarte; Filipa Ferreira e Patrícia Santos

2 comentários: