PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS
Pesquisas feitas no ramo da Engenharia Genética têm vindo a mobilizar cientistas e ambientalistas. Estas investigações apontam para a substituição dos plásticos convencionais por plásticos biodegradáveis.
Nos últimos anos vários países têm reconhecido a necessidade de se reduzir a quantidade de materiais plásticos desperdiçados e descartados. Neste contexto, o interesse na utilização de produtos que tenham origem vegetal e a criação de produtos capazes de substituir os tradicionais plásticos fabricados à base de petróleo é o desafio de vários pesquisadores, tendo como matriz de transformação os biopolímeros.
Uma nova tecnologia veio, então, revolucionar o mercado de descartáveis: o amido termoplástico, produzido a partir do amido – reserva de alimentos de plantas como o milho, arroz, mandioca, trigo, beterraba, entre outras.
O amido termoplástico pode ser utilizado como saco de lixo, fraldas infantis, recipientes para plantas, na produção de talheres, pratos e copos descartáveis, no fabrico de canetas, lapiseiras, brinquedos e outras aplicações onde o caráter biodegradável seja requerido.
Produtos obtidos de amido termoplástico são mais baratos que os plásticos sintéticos derivados de petróleo e possuem a vantagem adicional de serem biodegradáveis.
Realizado pelos alunos do 12ºB - Catarina Gil nº5; Filipa Oliveira nº8; Micael Nascimento nº16; Tiago Luz nº24
Sem comentários:
Enviar um comentário